Simulação de aposentadoria

Simulação de aposentadoria: aprenda como fazer e quais as vantagens

A simulação de aposentadoria é algo mais interessante e importante para a sua carreira e a sua vida do que você desconfiaria. Isso infelizmente acontece porque o Brasil não tem uma cultura muito difundida de pensar na aposentadoria ou no futuro em geral.

Para sanar esse problema, vamos oferecer os procedimentos para que você faça a simulação de aposentadoria, ver quanto tempo falta para se aposentar e uma previsão de quanto será a sua pensão.

Como usar a simulação de aposentadoria para planejar seu futuro?

Com a simulação de aposentadoria que vamos te ensinar aqui, você pode ter uma ideia aproximada de como será a sua aposentadoria e essa informação pode permitir que você se planeje para ter uma aposentadoria melhor e mais tranquila, além de verificar como aumentar a sua pensão, por meio da aposentadoria por tempo de serviço e não por idade e da composição de pensão por meio de investimentos ou planos de previdência privada.

Essas informações devem, além de ser atualizada ao menos anualmente, ajudam muito a você, que inclusive está pagando o INSS separadamente, a entender quanto será a sua aposentadoria no fim do processo.

Simulação de aposentadoria

Essa possibilidade dará a você, antes de tudo, a chance de se planejar e aumentar a sua contribuição, se achar que a pensão está baixa.

Finalmente temos também a questão de quando você vai poder parar de trabalhar. Algumas pessoas simplesmente deixam para aposentar por idade, mas isso acaba gerando pensões consideravelmente menores. Com a simulação de aposentadoria você terá mais controle de todos esses detalhes.

Como fazer a simulação de aposentadoria e quais são os detalhes importantes sobre ela?

Antes de tudo é indispensável compreender que a simulação de aposentadoria não oferece nenhum amparo legal caso as condições colocadas no simulador não sejam exatamente as mesmas que possam ser comprovadas quando você for requerer efetivamente a sua aposentadoria.

Dessa forma, você tem de ter muito cuidado em relação ao que oferece como informação para a simulação de aposentadoria, sob risco de deformar os resultados e fazer com que você se engane em relação à sua aposentadoria.

Existem dois tipos de simulação de aposentadoria, uma relacionada ao tempo e outra relacionada ao valor total do seu benefício, dependendo do tipo de benefício que estará sendo requerido.

Ou seja, a simulação de aposentadoria pode oferecer também detalhes sobre outros benefícios que você tenha direito sobre isso.

O que fazer caso o sistema do INSS esteja com algum erro em relação ao seu caso?

Se você acredita e pode provar que teve mais contribuições do que o que a simulação de aposentadoria está mostrando, pode haver algum problema com alguma das suas contribuições. Nesse caso, é interessante entrar em contato com o INSS o quanto antes, para tentar clarificar a situação e, se for necessário, enviar a documentação para comprovar pagamento que não constam em sistema.

Com essas informações em mente e a sua simulação de aposentadoria pronta, faça um planejamento mais detalhado de como será a sua vida quando você se aposentar. Isso te dará muito mais tranquilidade mais adiante.

Simulação de aposentadoria
5 (100%) 2 votes

Alguma dúvida? Faça um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *