As inscrições no FIES são feitas pela internet, garantindo assim uma facilidade maior para os interessados. Antes eram feitas somente nas agências bancárias, hoje não tem necessidade mais de procurar a unidade para se inscrever, pela internet é possível.

Acessando o SisFies clicando AQUI. que é o sistema para inscrição no programa, a pessoa preenche os dados pedidos de forma verídica, é importantíssimo o preenchimento correto de todos os dados. Após o envio do cadastro a pessoa recebe um e-mail informando a validação do mesmo.

No ato da inscrição é onde você informa qual será o curso e a instituição da qual você deseja estudar (ou está estudando) e que irá financiar a mensalidade. Porém, é importantíssimo que a instituição tenha parceria com esse programa, caso contrário não tem como se filiar ao programa.

Você pode gostar de ler também:

Modalidade do Fies:

A partir de 2018, o programa oferece três modalidades de financiamento, uma delas a juros zero. Esta é uma das principais novidades do programa, porque até então era cobrado juros de 6,5% ao ano de todos os estudantes cadastrados.

As três faixas do Novo Fies são:

  • Modalidade I

É destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. São 100 mil vagas sem cobrança de taxa de juros. As condições para participação nesta modalidade estão no site do Fies.

O MEC anunciou que, a partir do segundo semestre de 2018, os ingressantes por esta modalidade terão, no mínimo, 50% do valor total do seu curso financiado – parcela que pode chegar aos 100%, de acordo com as necessidades do estudante.

  • Modalidade II

É destinada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 150 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

  • Modalidade III

É destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 60 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

Atenção: Não é possível mudar de uma modalidade para outra ao longo do período do financiamento.

É possível solicitar o financiamento de 10% a 100% do valor da mensalidade. No entanto, o valor mensal total a ser pago à instituição não pode ser superior a R$ 7.000,00 – este teto foi atualizado pelo MEC e é válido a partir do segundo semestre de 2018.

Para saber qual financiamento você pode receber é necessário calcular de acordo com a sua renda familiar bruta mensal por pessoa e considerar seu nível de comprometimento da renda com a mensalidade, o valor máximo de financiamento depende do valor obtido.

Caso você possua condições de arcar com uma parcela maior da mensalidade do que o proposto, é possível optar por um valor de financiamento inferior ao máximo sugerido antes de assinar o contrato. Caso esta seja uma decisão sua durante o curso, também é possível solicitar a alteração por meio do aditamento realizado ao fim de cada semestre.

Ficou com dúvidas sobre simulador fies? Deixe nos comentários.